Machismo hoje em dia é uma coisa muito mais dialogada e combatida. Porém é algo que ocorre muito e muitas mulheres sofrem isto mais vezes do que pensamos. O pior é que por mais que o machismo não venha de dentro de casa, ele vem de algum lugar de fora: de uma loja, de uma trânsito, nas redes sociais, de desconhecidos na rua. Mas para mim o pior é quando vem de uma mulher. Gente eu já escutei não foi só uma vez e não só de uma mulher a frase: "ele é homem" para tentar justificar uma atitude machista ou errada de um homem.

Escutei "ele é homem" de alguém que achava que homem não podia lavar pratos, escutei "ele é homem" de alguém que achava que homem não baixaria a guarda para mulher, escutei "ele é homem" de alguém que acha normal homem trair e pegar várias mulheres, escutei "ele é homem" de alguém que achava que homens podem levar mulher para dormir em casa sem ser casado, porque é homem. E de várias outras formas já escutei isto: pede dinheiro a teu marido, pega o cartão do teu marido, tu não tem dinheiro, mas teu marido tem, porque só teu marido trabalha? Mas o que me deixou mais estarrecida é saber que muitas mulheres acham que nós temos que aguentar qualquer ignorância vinda por parte de um homem, só pelo fato dele ser homem.

Gente, homem não tem uma capacidade mental reduzida não! Por que algumas pessoas acham que homem não pode lavar louça? Ouxe! Deus deu mãos a eles e mais força ainda que nós. Por acaso homem não come não? Agora se uma luz queima a mulher poderia muito bem ter trocado, né?! Né! Claro que sim! Homem pode lavar prato e mulher pode colocar lâmpada. Homem pode e deve arrumar a casa, ele mora nela, homem pode e deve cuidar dos filhos, os filhos são dele. Homem não deve esperar a mulher designar algo para ele fazer em casa, ele chega em casa e vai procurar algo para contribuir no ministério mais importante da vida dele, a família. Homem não levanta a voz e a mulher abaixa a cabeça, homem abaixa a voz e fala com a mulher usando a cabeça.

Eu li uma frase esta semana que me impactou e definiu para mim toda esta questão da existência do machismo, era mais ou menos assim: " um homem já mais poderá amar uma mulher de verdade enquanto ele não conseguir compreender o que é amar como Cristo amou a igreja" Eu vou colocar aqui a parte que diz isto na Bíblia porque precisa ser lido, relido e lido novamente, pregado nas igrejas e concretizado nos corações! "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja" Efésios 5:25‭-‬29 Vamos só ficar na primeira parte, "Cristo amou e se entregou por ela."

Você sabia que a morte de Jesus foi o maior sacrifício de amor e a maior dedicação e entrega que foi feito por você? Quando você já amou assim a sua esposa? Eu paro por aqui! A gente vê muita esposa cansada, acabada, triste e subjugada. Dando sua vida pela casa e tendo que lidar muitas vezes com ignorância, soberba e medigação! Não! Isto não é Cristo, mulheres! Não é o amor de Cristo, homens. Não pregue bondade na igreja e seja o terror na sua casa. Eu já conheci muito homem que é maravilhoso em qualquer lugar, mas em casa se transforma, vira o terror, o pesadelo da mulher e domingo tá na igreja: - " Iai pastô? Tô aqui para o que precisar!" Gente, amados do Senhor! Não me entendam mal, mas existe sim muitas mulheres que vivem isto dentro e fora da igreja, não tô aqui para desmoralizar o homem, pois eu conheço muitos homens abençoados! Mas tô aqui contra a toda e qualquer forma de machismo e opressão a mulher! Não, o fato dele ser homem não justifica atitude errada! Medite no amor de Cristo pela igreja e você conhecerá a verdadeira forma de amar uma mulher!