Vamos fazer um estudo diferente, um estudo sobre a côrte, sei que para alguns é algo totalmente novo, mas creio que Deus falará muito aos corações! Quando vemos esta palavra em um tema de ministração não entendemos imediatamente... Porque eu realmente não havia entendido. Mas hoje sei que é a perfeita vontade de Deus. Mas afinal o que é corte?
A côrte é uma amizade, uma amizade comprometida para um possível casamento. Com o conhecimento dos pais e líderes. Mas por que é tão importante que os pais e líderes participem deste momento?
A experiência e a autoridade deles são fundamentais para liberar ou corrigir qualquer atitude. Sendo a côrte um período de conhecimento e de aprendizagem é muito importante a participação dos pais e líderes é um momento de construção espiritual e familiar.
Um passo muito importante na côrte é a oração entre ambos, as intenções de cada coração devem ser entregues a Deus para que Ele faça segundo a vontade d’Ele. As situações não devem ser forjadas e nem os sentimentos expostos, para que não sejam formadas feridas, ou para acelerar o processo natural de Deus. É muito importante manter um relacionamento de amizade e principalmente a busca pelo crescimento espiritual.
Mas por que é preciso passar pelo processo da amizade? “Amar não é encontrar alguém perfeito, é decidir amar depois de ver o defeito”. Esta é uma frase que gosto muito, pois nos faz refletir, e acho que é o momento certo para colocá-la aqui! Este é um dos fortes aspectos da côrte: permitir que você conheça todas “as faces” do seu futuro cônjuge. Muitas pessoas já me perguntaram: - mas como é que você vai conhecer sem namorar?! Elas pensam que o namoro é o período em que conhecerão a pessoa melhor, mas é um grande erro, pois muitos amigos conhecem melhor a pessoa do que o seu próprio cônjuge.
Por exemplo, por que será que quando estamos com algum problema procuramos logo um amigo? Será porque ele me conhece? Por que sabe todas as nossas histórias, segredos, nossos defeitos, vontades, todos os nossos estados emocionais? Como é que podemos casar com alguém que nunca tivemos uma relação de amizade? A própria palavra de Deus diz: “O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão” (Provérbios 18:24).
A côrte é a forma linda de Deus de preparar duas pessoas para fazerem uma aliança. Por isto, o mais importante é ser amigo, conversar, contar, e até brincar!!! Todas as pessoas que resolvem seguir por este caminho têm experiências maravilhosas e a fidelidade de Deus é incomparável quando buscamos adorá-lo sem intenções próprias! Tenho certeza que há muitas pessoas que querem sim, buscar a face do Senhor e serem transformados para desfrutar da sua plenitude.