Este tema é abordado no maravilhoso livro do ator Gary Chapman As 5 Linguagens do Amor. Mas o que seria uma linguagem do amor? O autor em seus vários anos de estudo e experiencia com casais entendeu que cada pessoa tem uma linguagem do amor, que seria a melhor forma de entender ou responder a algo.

Como exemplo; ele dá as diversas línguas que existem no mundo e mesmo que sejamos fluentes em várias línguas, nós costumamos nos sentir mais confortáveis falando a nossa língua materna.

Eu não sabia que este tema era tão importante até começar a ler este livro. E perceber que vários casamentos acabam por não sabermos qual a linguagem do amor do nosso cônjuge. Para entender isto melhor, pense comigo. Você se casou com uma pessoa que fala japonês, porém você não fala japonês e para falar com a pessoa usa gestos e o Tradutor. Qual a chance deste relacionamento ser 100% bem-sucedido? Para haver uma plena comunicação vocês teriam que aprender a língua materna do outro.

Sabe aquilo que a gente sempre ouve? Agrade seu cônjuge faça algo que ele gosta. É mais ou menos por aí. No livro Chapman traz 5 Linguagens que ele concluiu que existem, são elas: Palavras de Afirmação, Tempo de Qualidade, Presentes, Atos de Serviço, Toque físico.

Agora para entender melhor como isto funciona vou te dar um exemplo. Pense em um marido que trabalha muito e para recompensar a esposa ele a enche de presentes. Mas ela sempre está triste e nunca está satisfeita com isto. O marido nunca parou para observar do que a esposa realmente gosta, embora ela sempre reclame que eles não passam tempos juntos. Então, ele sempre atira no alvo errado, embora presentes sejam maravilhosos. Afinal quem não gosta de presente? Mas esta não é a linguagem do amor desta esposa. A linguagem do amor dela é tempo de qualidade. Então, por mais que ela ganhe presentes maravilhosos ela nunca estará 100% feliz.

Sabendo que existem tantas formas diferentes de receber e expressar o amor, é hora de buscarmos nos aperfeiçoar e lidar com nosso cônjuge da forma que ele entende. Nos próximos artigos irei trazer um pouco de cada linguagem do amor, mas indico que leiam este livro. Ele pode mudar seu casamento para muito melhor.

“Sua linguagem emocional do amor e a de seu cônjuge podem ser tão diferentes quanto o chinês é do português.” (As 5 Linguagens do Amor- Gary Chapman)