Quando estamos namorando sempre escutamos conselhos que dizem: respeitem os limites, não ultrapassem os limites, imponham limites no relacionamento. Certo, mas o que é limite? O que você entende por limite?
De acordo com o “dicio.com” limite é: área que marca o fim de um território, o mais alto grau ou final de alguma coisa, marca a partir da qual não se pode continuar, delimita e separa um território de outro; fronteira. Então vamos imaginar de acordo com esta definição que se você está em um território de guerra e você chega no limite da fronteira que está protegida, a sua chance é bem maior de ser atingido no confronto.
Eu sempre pensei desta forma quando namorava: - não podemos passar dos limites. Mas na verdade esta é uma forma errada de pensar, pois se você vive buscando não passar dos limites é porque vive pensando como é do lado de lá. Então, foi quando eu escutei uma ministração que dizia: - “não viva no limite”. Se você vive sempre no limite em seu relacionamento quer dizer que você sempre está na área de perigo. E se você não entendeu ainda o que quero dizer, estou falando do pecado, de defraudar, de avançar no ato físico antes do casamento.
Se você pensar que pecado é somente cometer o ato sexual, você está totalmente errado. Tem muitos casais que vivem permitindo pequenas recompensas um ao outro. Deixar escorregar a mão ali, beijar aonde não deve. Te digo que na verdade o limite que você acha que não está passando, você já passou há muito tempo.
O que nos faz achar que a linha que divide uma passada de mão e o ato sexual de fato está muito longe um do outro? Se você chegou no limite, quer dizer que você está muito perto de cair, quer dizer que você está mais longe do propósito original de Deus. Por isto que eu aconselho a você hoje que está em um namoro, côrte, noivado, NÃO VIVA NO LIMITE ao contrário viva bem longe dele. Se você sabe que só de dar as mãos você já pensa no que não deveria, não chegue nem a dar as mãos. Imponha o limite do limite. Ou seja, se há 1 metro é seu limite ande a 2 metros de distância? Entendeu?
Viver no risco é arriscado demais, e a nossa carne é verdadeiramente fraca e o nosso coração corrupto e enganoso.
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”
Mateus 26:41
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”
Jeremias 17:9