AddThis Social Bookmark Button
Qua, 15 de Maio de 2013 16:43
Amigo = Irmão

Amigos_1"O amigo ama em todos os momentos; mas é um irmão na adversidade.”
Provérbios 17:17


Olá galera, gostaria de compartilhar com vocês algo que chama muito minha atenção. Às vezes vejo pessoas que possuem uma amizade tão forte, tão consolidada e pensando nisso, acabei me lembrando da amizade de Davi e Jônatas.  Em 1 Samuel 18:3 está escrito assim: “Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.”
Em outra versão está escrito assim: “Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara seu melhor amigo.”

Eu fico imaginando qual a força dessa amizade a ponto da Bíblia expressar que a alma de Jônatas se uniu a alma de Davi? Será que isso pode acontecer neste tempo ou a humanidade está entregue a tamanho caos que leva o amor, independente dos “setores” (paterno, materno, fraterno etc.), a se esfriar constantemente? Qual difícil tem sido dizer EU TE AMO para um amigo, um irmão, um pai e/ou mãe? Quão difícil tem sido expressar isso?

O mundo tem nos ensinado durante muito tempo a desprezar as pessoas que não se encaixam ou que não sejam “parecidas” conosco, e isso acabou criando um efeito colateral. Temos tido dificuldades para expressar nossa gratidão e amor para com próximo. Criamos barreiras que nos impossibilitam. Temos vergonha, temos medo do que o próximo pensará e damos vazão à frieza. Quantas pessoas tem se arrependido por nunca terem dito a um amigo, enquanto estava vivo, que o amava? Jovens que tiveram oportunidades de expressar seus sentimentos, mas que escolheram sufocá-lo, e quando menos esperavam perderam alguém querido, sem poder dizer algo que seu coração necessitava libertar.

Nossa geração tem sido aprisionada por preconceitos, por falsos conceitos, falsas doutrinas e tantas outras coisas que nos impedem de nos relacionar melhor com Deus e com o nosso próximo. Vivemos numa realidade onde a mentira muitas vezes supera a verdade. Queremos mentir para todos, inclusive para Deus. Tentamos ser quem não somos e muitas vezes as pessoas se aproximam de nós pelo que apresentamos a elas. Questionamos falsidade quando, muitas vezes, nós não somos verdadeiros, nem conosco.

A amizade é um ponto crucial nas relações humanas, e é complicado alguém expressar isso quando não experimentou uma amizade pura e intensa, livre de interesses. Uma amizade verdadeira “vale” tanto ou o equivalente a um diamante, pois ambos tem se tornado raro. Se você parar neste exato momento e pensar, será que encontrará algum amigo que mereça todo o seu cuidado?
A amizade, como qualquer outro relacionamento, é uma via de mão dupla. Você tem que ofertar, para receber. Se você não tem recebido o afeto que tanto espera, é porque também não tem dado, e a culpa nisso é sua. Nenhum relacionamento é sustentado em desejos egoístas. Você sempre vai colher o que plantar, por isso não se prenda a antigos conceitos. O amor não é relacionado apenas aos cônjuges. Ama-se um amigo, assim como amamos nossos pais e nossas mães, por isso expresse seu amor todos os dias e verás que da mesma forma que você ama, serás amado.

 

Autor: Elias Souza (Equipe Romance em Deus)

 

Twitter: @eliassansouza

Facebook: Elias Souza
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Vídeo em Destaque