AddThis Social Bookmark Button
Qui, 24 de Novembro de 2011 18:35
Tirando Dúvidas Sobre a Côrte:

DúvidaGeralmente algumas pessoas chegam até mim para fazer perguntas sobre a côrte, então eu reuni algumas destas perguntas e coloquei aqui, pois estas dúvidas podem ser as mesmas que você também pode ter!

 

 

Se eu já estiver namorando, posso entrar na côrte?

Claro que sim! É uma decisão muito sábia e gratificante, trará muitas bênçãos. Se você pensa que já viveu muito de Deus em seu relacionamento, espere então o que vira quando decidir consagrá-lo totalmente a Deus e viver na plenitude do Espírito Santo!

 


Mas se nos já estivermos algum tempo no namoro e não estivermos em um relacionamento nos padrões bíblicos ?

Claro que para quem está em um namoro fora dos padrões da bíblia não vai ser nada fácil entrar na corte. Afinal abster-se do contato físico e de algumas palavras que “o coração gosta de ouvir”, para passar a obedecer e ouvir o que Deus tem a nos dizer e o que precisamos ouvir, não é nada fácil! Precisarão orar muito e começar a distanciarem-se de  tudo àquilo que estão vendo que não ajuda a estarem em santidade. E isto não é fácil, quem está acostumado a comer três barras de chocolate por dia, não é de um dia para o outro que consegue se acostumar a comer três barras de cereal!

 

 

Posso fazer a côrte com um (a) melhor amigo (a)?

A primeira resposta é sim, porém você tem que tomar cuidado para não confundir as coisas. Em um momento de carência, que você está “desiludido” pode ver seu (a) melhor amigo (a) como presa fácil e pode acabar destruindo uma amizade. Eu sei que chamar alguém para orar não destrói nada, mas tem pessoas que começam a orar querendo manipular a vontade de Deus, QUE NÃO É MANIPULÁVEL! Lógico, que tudo também vai depender da sua maturidade, da maturidade da sua côrte! Porém, estes enganos podem acontecer. Você achar que aquele amigo, que esta há tanto tempo ao teu lado é a pessoa que Deus escolheu para você. Afinal é a única pessoa que te suportaria, e que aguenta comer cinco vasilhas de pipocas com você e assistir a 10 filmes em um só dia! Fique em alerta, e estejam literalmente dispostos a ouvir DEUS falar!

 

 

Qual a idade para entrar na côrte?

Idade depende muito da maturidade e concordância dos pais. Se os pais estiverem de acordo, e os lideres também, existem uma maior segurança para tomar as decisões. Se você já atingiu a maior idade e já entende a responsabilidade dos compromissos também é um ponto que conta muito.

 

 

Quanto tempo dura a côrte?

O tempo da duração da côrte depende de cada situação, como Deus trabalha com cada um, algumas pessoas estabelecem tempo de oração e neste período estabelecem metas, ou busca de respostas. Em outros casos, as pessoas oram e esperam Deus determinar qual o tempo certo. Tempo é realmente uma resposta de Deus, e durante o período da côrte as pessoas começam a identificar o que precisa ser mudado.

 

O que é permitido na côrte?

Eu posso dizer que este é um ponto polêmico, quando falamos na côrte todo mundo acha lindo e todo mundo gostaria de fazer. Porém quando ficam sabem que na côrte não existe contato físico logo desistem. Isto não quer dizer que você não possa cumprimentar a pessoa, pegar na mão, porém tudo depende da intenção do teu coração.  Pode ocorrer das pessoas não manterem contato físico, mas os olhos já pecam pelo corpo. “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz” (Mateus 6:22). Realmente vale a pena sacrificar a sua vontade no hoje para viver em plenitude amanhã, ter um casamento abençoado é plano de Deus para todos.  Mas e então o que podemos fazer na corte? Vocês podem conversar, sair com os amigos, orar, estudar a palavra, inventar alguma coisa para contar as experiências de vocês, ajudar a outras pessoas... Dá para fazer muitas coisas, estejam dispostos para o mover de Deus!

 

*Se você tiver mais algumas dúvidas pode acrescentar a pergunta como comentário do artigo!



Um abraço e fiquem na paz!!!

 

Autora: Manuela Evelyn (Equipe Romance em Deus)

 

Comentários   

 
+1 #32 Márcia Larissa 21-09-2016 18:06
Olá !
Boa tarde , tenho esperado em Deus sempre e tenho consigo mesma , que irei fazer e está com a dimensão na relação do côrte , mas tenho 27 anos sou líder de célula , e um outro líder de célula se interresou -se por mim mas ele mora em outro estado , sendo que é do mesmo ministerio , mas ele tem 21 anos e não foi autorizado o nosso corte devido a idade porque ?
Se estamos inseridos no mesmo ministerio e liderando vivendo o propósito de Deus é errado ? E não
Foi possível entrar devido a liderança dele não aceitou .
O que fazer ?
Citar
 
 
-1 #31 Manuela 21-03-2016 14:55
[quote name="Rafaela"]

Olá querida,


Sempre temos que buscar a direção de Deus, em tudo em nossa vida. Até a confirmação vem através da oração. Devemos pedir a Deus orientação e discernimento para o que estamos sentindo. Após vc se sentir direcionada por ele, vc deve tomar alguma decisão, orientada por seus pais e lideres, também é muito importante contar com eles.
Citar
 
 
0 #30 Rafaela 21-03-2016 14:38
Olá boa tarde!
Eu ainda faço curso de maturidade, e desde que comecei a frequentar a igreja tem um Líder que me chama muito atenção, ele é mto diferente de tudo que já vi, ele já fez corte não deu certo e agora está "sozinho", agora que comecei a ter diálogos com ele porém ele é bem discreto, queria saber como faço pra pedir uma confirmação para Deus, ou se já posso orar?
Citar
 
 
+1 #29 Iashily 25-02-2016 11:35
Ola, eu entrei em corte com um rapaz muito envolvido com Deus. Ele me chama atenção pelo que é e por buscar a Deus em primeiro lugar para tudo. Mas eu não acho ele bonito fisicamente e não me imagino no futuro com ele. Como faço com essa questão da aparência na corte? Isso me deixa na duvida se é ou não a pessoa preparada para mim.
Citar
 
 
0 #28 laryssa 12-01-2016 00:58
Citando sara vitoria:
Boa tarde
eu gostaria de saber assim,sou adolescente tenho 15 anos porem gosto de um varão da minha igreja nos estamos orando pra pedir a confirmação de Deus,estavamos pensando em aderir a corte é errado? pelo fato de eu ser adolescente (eletem 18 anos) estou muito em duvida :-|



bom, na minha opinião acho um pouco precipitado, vc só tem 15.a corte tem dois caminhos ou termina em amizade ou no altar, mas com isso vem responsabilidades
acho que vc deveria se perguntar outras coisas:
1- vc tem encargo de cuidar da sua casa, esposo. futuros filhos e de vc mesma com excelência ?
2- vc tem uma renda financeira? ele tem ?
3-quer assumir o papel de cooperadora do seu esposo?
4-está disposta a ser mais submissa ao seu esposo ?

eu acho que são algumas das outras perguntas q vc deveria fazer a si mesma.
Citar
 
 
-1 #27 anderson souza 22-12-2015 22:25
Quero saber assim se a corte tem que ser feita ate o casamento ou para começar a namorar ? Pois se demorar digamos 3 anos para casar sera 3 anos de corte ?
Citar
 
 
0 #26 laisa 28-10-2015 09:32
bom, eu sou crista e o rapaz que eu gosto também é somos os dois cristãos porem de igrejas diferentes,como o mesmo padrão e doutrina,mesmo assim de igrejas diferentes,mas resumindo se viermos a fazer a corte depois desse tempo iniciasse já o casamento?ou vem namoro noivado e casamento?
Citar
 
 
0 #25 sara vitoria 30-06-2015 13:28
Boa tarde
eu gostaria de saber assim,sou adolescente tenho 15 anos porem gosto de um varão da minha igreja nos estamos orando pra pedir a confirmação de Deus,estavamos pensando em aderir a corte é errado? pelo fato de eu ser adolescente (eletem 18 anos) estou muito em duvida :-|
Citar
 
 
+1 #24 Taynara Galvão Jorge 26-06-2015 22:20
e eu tenho 14 anos eu queria fazer a corte eu posso fazer a corte com 14 anos
Citar
 
 
0 #23 raquel 16-06-2015 16:46
se já teve uma união estável uma vez e se teve um filho na mesma, posso fazer a corte com outra pessoa?
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Vídeo em Destaque